Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Cacoal é Pioneira no Uso de Ferramentas de Empresa Americana para Infraestrutura Urbana

Dez técnicos da Secretaria de Planejamento (SEMPLAN) e de Obras (SEMOSP) participaram de treinamento na manhã desta quarta-feira (28) oferecido pela empresa Autodesk, com sede na cidade de em São Francisco (EUA), com o objetivo de aperfeiçoar o uso de softwares que podem contribuir […]

Publicados

em

Dez técnicos da Secretaria de Planejamento (SEMPLAN) e de Obras (SEMOSP) participaram de treinamento na manhã desta quarta-feira (28) oferecido pela empresa Autodesk, com sede na cidade de em São Francisco (EUA), com o objetivo de aperfeiçoar o uso de softwares que podem contribuir com a redução custos e ganho de tempo em obras.

A Prefeitura de Cacoal é a primeira cidade de Rondônia a receber esse treinamento, que segundo Túlio Paz (especialista técnico) e Douglas Feitosa (especialista em vendas), pode trazer excelentes resultados para novas obras e até mesmo as obras já iniciadas no município.

A Autodesk trabalha no Brasil com o objetivo de identificar cidades e regiões que tem potencial econômico e se naquela cidade ou região está sendo investido em infraestrutura.

Cacoal é Pioneira no Uso de Ferramentas de Empresa Americana para Infraestrutura Urbana

O potencial de Cacoal foi identificado ainda em 2018. Douglas Feitosa informa que a equipe de engenheiros e arquitetos já estão usando algumas ferramentas dos sistemas oferecidos pela Autodesk. O treinamento vai possibilitar que mais funcionalidades sejam usadas, melhorando os resultados.

Túlio Paz diz que é comprovado que as prefeituras inteligentes, ou seja, as que investem em tecnologia como as oferecidas pela Autodesk, tem economia média de 25% em suas obras. “Essa economia resulta em recursos que podem ser aplicados em outras áreas. Muitas vezes lemos noticias de que falta dinheiro no Brasil, mas na verdade falta aprimorar o uso das ferramentas tecnológicas que proporcionem mais economia. Deixamos de fazer desenho para fazermos construções virtuais”, disse.

As ferramentas oferecidas pela Autodesk enquadram ainda, a Prefeitura de Cacoal em um Sistema BIM, sigla para Modelagem de Informação de Construção, em Português, já implementado pelo Decreto nº 9.377 de 17 de maio de 2018, que coloca como data-limite até dezembro de 2020 para órgãos públicos que utilizem verbas federais, para que estejam prontos a usar.

Os técnicos da Autodesk dizem, ainda, que as ferramentas BIM podem auxiliar no mapeamento da cidade, identificando com mais assertividade, agilidade e maior redução nos custos dos trabalhos que precisam ser executados.

Prefeitura de Cacoal > Editado por Divulga RO