Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Cerca de 50% da Vacinação Contra Febre Aftosa é Declarada em Cacoal

Em Cacoal (RO), 48,9% dos pecuaristas já declararam a vacina contra febre aftosa até a última sexta-feira (4), segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Cerca de 400 mil cabeças de gado devem ser vacinadas no município até o dia 15 de novembro. Já o prazo para […]

Publicados

em

Em Cacoal (RO), 48,9% dos pecuaristas já declararam a vacina contra febre aftosa até a última sexta-feira (4), segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Cerca de 400 mil cabeças de gado devem ser vacinadas no município até o dia 15 de novembro. Já o prazo para declaração da vacina terminará em 22 de novembro.

A campanha contra a febre aftosa no estado de Rondônia iniciou no dia 15 de outubro. Todos os bovinos e bubalinos devem ser imunizados independente da idade. Além de realizar a vacinação, o produtor precisa se deslocar até a Idaron para declarar o procedimento, caso contrário, ele será penalizado. Em Cacoal, segundo a Idaron, até a última sexta-feira, 48,9% dos pecuaristas já tinham declarado a vacina.

Depois de vacinar as 111 cabeças de gado leiteiro de sua propriedade rural, Ronei Domingues de Jesus procurou a Idaron para declarar a vacinação. Mesmo tendo que aguardar na sala de espera, devido o aumento da demanda que cresceu nos últimos dias, ele defende a importância da vacina e declaração.

Acho importante, pois no passado já tive problemas com aftosa, mas depois que teve início à vacinação, a doença não voltou mais. Por isso, todo ano faço a imunização do meu rebanho e venho declarar logo em seguida, pois, além de garantir a saúde do meu gado, ficarei em dia com os órgãos de fiscalizações“, revela.

Além da agricultura, a pecuária é um dos segmentos que sustentam a economia de Cacoal e região. De acordo com a Idaron, atualmente, o rebanho bovino do município é de 435.799 cabeças. Desse total, 80% são gado de corte. A Idaron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Cerca de 50% da Vacinação Contra Febre Aftosa é Declarada em Cacoal

G1
Editado por Divulga RO