Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

DETRAN Registra Queda na Emissão de Novas Carteiras de Habilitação em Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO) registrou queda na emissão de novas carteiras de habilitação em 2017, se comparado ao ano passado, no estado. A média mensal de documentos emitidos caiu de 14 mil para 11 mil. Segundo o DETRAN, o número de autoescolas cadastrados no órgão […]

Publicados

em

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO) registrou queda na emissão de novas carteiras de habilitação em 2017, se comparado ao ano passado, no estado. A média mensal de documentos emitidos caiu de 14 mil para 11 mil. Segundo o DETRAN, o número de autoescolas cadastrados no órgão também reduziu.

O atendimento feito pelo órgão ganhou novos formatos. Com a implantação de sistemas de automação, vários serviços passaram a ser disponibilizados pela internet. Processos podem ser acompanhados online, guias emitidas, dentre outras funções.

O sistema estadual está interligado e a fiscalização no processo de emissão da carteira de habilitação também ficou mais rigorosa, o que evita fraudes. O futuro condutor precisa assistir todas as aulas. Para a certificação da presença na autoescola, agora é preciso registrar a entrada e a saída do local com a digital em um sistema biométrico.

DETRAN Registra Queda na Emissão de Novas Carteiras de Habilitação em RondôniaPara o diretor Técnico de Habilitação do DETRAN-RO, Acássio Figueira, depois que a biometria foi implantada não é possível fraudar as Carteiras Nacional de Habilitação (CNH). Com as novas medidas, a expectativa é ter condutores mais preparados.

É muito difícil é ter fraude com sistema biométrico porque são as digitais. Então, de 10 municípios que era antes, hoje estamos nos 52, em 100% das clínicas e 100% das autoescolas, em todo o estado. Nós teremos condutores mais formados, condutores nas ruas e possivelmente com menos acidentes e com os hospitais com menos acidentados”.

Com a redução de candidatos na procura por novas habilitações, o número de autoescolas também diminuiu, com isso, de 180 centros de formação de condutores cadastrados no DETRAN em 2016, o número caiu para 158 centros de formação.

G1
Editado por Divulga RO