Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Em Palestra no Profaz, Prefeita Destaca Modernização e Transparência

A prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues foi uma das convidadas para palestrar no 5º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), que teve início […]

Publicados

em

A prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues foi uma das convidadas para palestrar no 5º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), que teve início na segunda-feira (30) e segue até a sexta-feira (3), no auditório da Faculdade Unesc. Durante sua fala, Glaucione destacou algumas das ações adotadas pela administração municipal para melhorar a arrecadação, sem penalizar os contribuintes com cobranças exorbitantes ou criação de novos tributos.

Durante seu pronunciamento no encontro, a chefe do poder executivo de Cacoal destacou os setores que antes apresentavam uma arrecadação bem abaixo para a realidade do município, devido ao sistema ineficiente de cobrança e de base calculo.”É importante frisar que apesar de todo o tumulto do início da cobrança da taxa de lixo, por exemplo, os valores não são exorbitantes. Dos 29 mil pontos que pagam a taxa, desses 13 mil estão dentro da classe social, que pagam menos de 5 reais por mês“, esclarece Glaucione.

Em Palestra no Profaz, Prefeita Destaca Modernização e Transparência

Para melhorar o acesso da população ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a prefeitura informatizou a emissão do carnê, também foram realizadas ações como o IPTU Itinerante, onde foram oferecidos atendimentos aos sábados nos bairros mais distantes do centro, para atender os moradores que trabalham e não tem acesso a internet e impressora para emitir o carnê. “Em todas essas ações que fizemos para arrecadar, tomamos o máximo de cuidado para demonstrar claramente para a população que paga os impostos, a aplicação dos recursos, porque é muito triste quando você paga o imposto e não sabe para onde o dinheiro vai“, justifica.

Glaucione falou também sobre ações adotadas pela atual gestão para garantir transparência aos atos públicosQuando assumimos, o Portal Transparência tinha nota de 3.75, hoje nossa nota é de 92.99, e nossa meta é chegar a 100 por cento de transparência. As licitações mais altas também estão sendo transmitidas ao vivo na internet, e a população está se acostumando a acompanhar as nossas licitações“, relata.

O Profaz conta com a participação de prefeitos, vereadores, técnicos tributários e servidores de vários municípios de Rondônia.

Prefeitura de Cacoal > Editado por Divulga RO