Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Fotógrafo de Cacoal Realiza Exposição que Une Sensualidade e Crítica Contra Queimadas

Jornalista e fotógrafo de Cacoal realizará nesta próxima quinta-feira (15), as 20h00 no Teatro Municipal de Cacoal uma exposição fotográfica chamada “Agosto – A Vulnerabilidade do Corpo”. De acordo com Marcelo Nery, fotógrafo responsável pelo trabalho, a exposição é o resultado de um projeto criado […]

Publicados

em

Jornalista e fotógrafo de Cacoal realizará nesta próxima quinta-feira (15), as 20h00 no Teatro Municipal de Cacoal uma exposição fotográfica chamada “Agosto – A Vulnerabilidade do Corpo”.

De acordo com Marcelo Nery, fotógrafo responsável pelo trabalho, a exposição é o resultado de um projeto criado por ele que visa realizar um protesto contra as queimadas que são mais incidentes no mês de agosto em nossa região.

Tudo começou quando fui visitar meu pai em Vilhena no início de agosto em virtude do dia dos pais. Sou motociclista e por isso preferi ir de moto e no percurso vi com muita tristeza as cenas de destruição as margens da BR-364. Em determinado momento passei por uma situação difícil onde a BR se tornou um verdadeiro túnel de fogo e passar aqueles 600 metros de moto com a fumaça forte, calor intenso, chamas que invadiam a rodovia, me fez sentir na própria pele como somos vulneráveis diante desta atrocidade que se repete durante anos sem que nada podemos fazer”, disse Marcelo.

Fotógrafo de Cacoal Realiza Exposição que Une Sensualidade e Crítica Contra QueimadasAo chegar no destino, o fotógrafo já tinha todo o projeto em mente. “Eu resolvi mostrar este desconforto, este sufocamento, este sentimento de solidão e inexistência neste cenário de destruição do que temos de valioso em nossa terra, a natureza. Convidei 10 mulheres, lhes mostrei o projeto e a seriedade disso e prontamente aceitaram serem fotografadas e dirigidas por mim para este trabalho que une a arte e o protesto. Eu quis mostrar o contexto das queimadas e o nosso ‘eu’ mais vulnerável possível”, relatou o fotógrafo.

A exposição conta com o apoio da Fundação Cultural de Cacoal (FUNCCAL), da KTV Canal 15 e de um patrocinador que preferiu não ser identificado. “Foi caro fazer as revelações das fotos e sem estes parceiros eu não teria como realizar a exposição. Agradeço também aos amigos Adriano Salvador, Lucas Lock e Mariana Lopes que irão realizar uma exposição de telas que irá abrilhantar ainda mais a noite. Nesta união de arte que estamos tentando movimentar o cenário cultural e tornar um hábito para a população apreciar os trabalhos de nossos artistas locais”, afirmou Nery, que também é Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Cacoal.

A exposição tem classificação para maiores de 16 anos e a entrada é gratuita. “Minha intenção é levar a reflexão sobre a nossa vulnerabilidade e o quanto estamos desprotegidos em meio a uma destruição não só do meio ambiente mas de parte de nosso futuro”, disse Nery.

Rondônia InFoco
Editado por Divulga RO