Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Jovens Devem Procurar Junta Militar de Cacoal para Alistamento Obrigatório

O período para o alistamento militar obrigatório iniciou em Cacoal (RO). O procedimento deve ser feito por jovens que completam 18 anos em 2017. Os rapazes nascidos em 1999 devem procurar a Junta de Serviço Militar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no prédio da Prefeitura Municipal. […]

Publicados

em

O período para o alistamento militar obrigatório iniciou em Cacoal (RO). O procedimento deve ser feito por jovens que completam 18 anos em 2017. Os rapazes nascidos em 1999 devem procurar a Junta de Serviço Militar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no prédio da Prefeitura Municipal. Conforme o órgão, o não comparecimento até o dia 30 de junho ao local pode gerar restrições, além de multa.

De acordo com a secretária da Junta Militar, Pauliana Manzoli, a apresentação ao serviço militar é obrigatória. Ela explica que quem não estiver em dia com o procedimento, pode sofrer restrições.

Quem não realiza o processo, fica impedido de tirar passaporte, entrar no serviço público ou ser matriculado em instituição de ensino. Além disso, o jovem terá de pagar multa que varia de acordo com a quantidade de dias de atraso e terá um prazo de dois meses para retirar o documento aqui na Junta Militar, depois disso é incinerado“, afirma Pauliana.

Segundo Pauliana Manzoli, além de apresentar à Junta para o alistamento, é importante não esquecer de retirar a carteira de reservista no órgão. Em 2016, cerca de 300 reservistas foram incineradas, pois os rapazes não foram buscá-las. Os documentos não retirados são incinerados após dois meses.

Jovens Devem Procurar Junta Militar de Cacoal para Alistamento Obrigatório

Após esse prazo o jovem terá que fazer o processo tudo de novo. Para evitar maiores transtornos e prejuízos, recomendamos que venham buscar a reservista da data marcada“, recomenda.

De acordo com a secretária, em alguns estados brasileiros, o alistamento poderá ser feito pela internet, mas não é o caso de Rondônia. “O alistamento online não está disponível para Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e interior de São Paulo, devendo ser feito diretamente na Junta“, explica.

O estudante Marcos Vinícius Gavioli, de 17 anos, vai cursar arquitetura e precisou do alistamento para fazer a matrícula na faculdade. “É exigência da faculdade, daí a gente tem que correr atrás logo ou perde a matrícula“, afirma.

Alistamento

Os documentos necessários para o alistamento são: Certidão de Nascimento ou equivalente (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho), comprovante de residência e foto 3×4 recente. No caso de ser naturalizado, o interessado deve levar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção.

Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço militar.

G1
Editado por Divulga RO

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *