Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Moradores de Cacoal Relatam Problemas Enfrentados por Causa das Chuvas

Moradores de Cacoal (RO), relatam problemas enfrentados por causa das constantes chuvas na região. Ruas alagadas e prejuízos em imóveis causados pelos fortes ventos são alguns dos transtornos mencionados. O Corpo de Bombeiros orienta a população sobre algumas ações preventivas a serem adotadas […]

Publicados

em

Moradores de Cacoal (RO), relatam problemas enfrentados por causa das constantes chuvas na região. Ruas alagadas e prejuízos em imóveis causados pelos fortes ventos são alguns dos transtornos mencionados. O Corpo de Bombeiros orienta a população sobre algumas ações preventivas a serem adotadas.

A costureira Edelvira Santos Souza diz que os alagamentos na frente de casa são constantes. “A rua fica totalmente alagada, os bueiros não dão conta de tanta água. Qualquer chuvinha é suficiente para deixar a rua intransitável“, afirma a moradora.

O pescador Jair Moreira da Silva conta que nesse período já se prepara para ajudar quem precisa. “Minha casa é bem mais alta por conta das enchentes que já sofremos no local, por isso não me preocupo tanto, mas, como tenho barco, sempre ajudo quem precisa. Muitas pessoas são pegas de surpresa e precisam retirar seus móveis de casa e eu ajudo como posso com meu barco“, afirma.

Deisileni Ferreira é assistente de vendas em uma loja especializada no comércio de tratores e afirma que recentemente a loja ficou danificada, por conta de uma tempestade ocorrida no dia 05 de novembro.

A nossa fachada teve perda total, o portão caiu e o forro ficou danificado. Nossa preocupação é mais pelos fortes ventos. Tivemos um prejuízo muito grande e ainda estamos tentando arrumar tudo que foi destruído“, conta.

Moradores de Cacoal Relatam Problemas Enfrentados por Causa das Chuvas

Neste período de chuvas, o Corpo de Bombeiros orienta a população sobre algumas ações preventivas a serem adotadas para garantir a segurança. “O período chuvoso exige a adoção de algumas precauções que podem evitar tragédias. O Corpo de Bombeiros atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres. Entretanto, a população deve ficar atenta e tomar alguns cuidados antes e durante as chuvas“, orienta o Sargento Joca Dorigon.

Cuidados Antes das Chuvas

Faça limpeza dos telhados; desobstrua as calhas; mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias e valas; retire entulhos dos quintais áreas, becos e ruas; providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda; reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.

Durante Chuvas Intensas

Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite; tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso; armazene água potável; mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; desligue a energia elétrica; procure abrigo em local alto e seco.

Sob Risco de Inundações ou Desabamento

Nos casos de maior gravidade, havendo infiltração, rachadura ou barulhos estranhos, abandone a residência. Quem mora às margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa. Procure manter a calma acima de tudo e providencie a evacuação do local e retirada de pessoas que ainda estão correndo risco. Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas, e na iminência de ser levado pelas águas, procure se agarrar em algum obstáculo ou flutuar.

Em caso de Tempestades

Se estiver chovendo forte ou trovejando, fique dentro de sua casa ou procure um lugar onde você possa se abrigar, desde que não seja uma área de risco. Evite viajar durante chuvas fortes e nunca dirija por estradas alagadas. Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro.

Moradores de Cacoal Relatam Problemas Enfrentados por Causa das Chuvas

G1
Editado por Divulga RO