Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Polícia Implanta Sistema Inteligente para Fiscalizar Placa de Veículos que Entram e Saem de Cacoal

A Polícia Militar (PM) de Cacoal (RO), passou a utilizar, nesta semana, um sistema inteligente de videomonitoramento eletrônico. Conforme o comandante da PM local, José Carlos França dos Santos, o objetivo é fazer a leitura de todas as placas de veículos que entram e saem da cidade. A tecnologia promete diminuir […]

Publicados

em

A Polícia Militar (PM) de Cacoal (RO), passou a utilizar, nesta semana, um sistema inteligente de videomonitoramento eletrônico. Conforme o comandante da PM local, José Carlos França dos Santos, o objetivo é fazer a leitura de todas as placas de veículos que entram e saem da cidade.

A tecnologia promete diminuir os índices de roubos, furtos e adulterações de veículos. Cacoal, agora, opera com 28 câmeras de segurança de última geração e é o único município no momento que utiliza o sistema.

O sistema de videomonitoramento começou a ser implantado na cidade em 2016. Toda a parte de gestão do sistema é feita pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic). Segundo o presidente da instituição Delmar José Sepp, os empresários aderiram ao projeto por acreditar que a população foi beneficiada com maior segurança.

Cacoal é referência no estado no que tange sistema de videomonitoramento. A Acic faz parte desse projeto desde a implantação. Temos parceria com algumas empresas, poder judiciário e temos feito a parte de gestão, arcando com a manutenção das câmeras e as contas de energia que cada câmara gera”, destacou Delmar.

Polícia Implanta Sistema Inteligente para Fiscalizar Placa de Veículos que Entram e Saem de Cacoal

Segundo o comandante França, Cacoal possui as últimas tecnologias quando se trata de videomonitoramento e de software. Na última semana, o município recebeu mais seis câmeras utilizadas para fazerem a leitura das placas de veículos. Agora, a cidade conta com 28 câmeras de segurança, instaladas em locais estratégicos.

Não tem como individualizar a abrangência somente da câmara. Mas, ela atua em conjunto com as outras ferramentas de combate ao crime que a polícia possui. O videomonitoramento já contribuiu com a prisão de homicidas, apreensão de drogas. Então, é um trabalho em conjunto”, destacou o comandante.

A central de videomonitoramento está instalada no 4º Batalhão de Polícia Militar do município. As câmeras são acompanhadas 24h por dia. Caso algum crime ou a placa de veículo furtado, roubado ou adulterado seja capturado nas imagens, o computador emite um alerta e os policiais nas ruas são informados imediatamente.

Sempre precisamos de implementos nessa tecnologia. Recentemente, recebemos novas câmaras, novo software, que vão passar mais segurança e relatórios mais minuciosos. A equipe de monitoramento é grande, recebem treinamentos para manusear as máquinas e estão capacitados para o trabalho de segurança”, garantiu França.

O sistema ainda auxilia outros órgãos de Segurança Pública no controle do tráfego de veículos nas vias monitoradas.

G1 > Editado por Divulga RO