Conecte-se conosco

Notícias de Rondônia

Projeto ‘Whats Árvore’ Realiza Distribuição e Plantio de Mudas em Casas

Um projeto tem levado vida e cor às calçadas e residências de Porto Velho através da arborização, com o plantio de ipês, cojobas e lanterneiras. O “Whats Árvore” é uma ação de distribuição de mudas desenvolvido desde setembro pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento […]

Publicados

em

Um projeto tem levado vida e cor às calçadas e residências de Porto Velho através da arborização, com o plantio de ipês, cojobas e lanterneiras. O “Whats Árvore” é uma ação de distribuição de mudas desenvolvido desde setembro pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e é aberto a população.

O projeto faz parte do programa “Cidade Mais Verde” da Prefeitura de Porto Velho, e já recebeu cerca de 450 solicitações, feitas por moradores de várias regiões da capital. O plantio das mudas, é feito por duas equipes da Sema.

A primeira demanda, de 250 solicitações de plantio, está sendo realizada na área central, que já teve 100% dos pedidos concluídos, e na Zona Norte de Porto Velho. Até o mês de novembro, 125 residências foram visitadas, nessas, cerca de 160 mudas foram plantadas.

O diretor do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental, Paulo Régis, destaca que a número de visitas não expressa a mesma quantidade de mudas plantadas, uma vez, que em algumas residências é possível realizar o plantio de mais de uma muda, e existem casos em que as solicitações também são feitas por vizinhos quando veem as equipes no local.

Até o presente data, o programa já plantou 160 mudas em novembro, dos 450 pedidos, em média. Não quer dizer que seja uma muda por residência, porque as vezes a gente chega ao local, e o morador quer duas, ou três mudas, então a gente atende. Só no centro foram 85 residências visitadas”, explica Paulo.

Projeto 'Whats Árvore' Realiza Distribuição e Plantio de Mudas em Casas

Segundo ele, quatro pessoas estão disponibilizadas para atender as solicitações e realizar o plantio, que deve ser pedido exclusivamente por meio do serviço do WhatsApp. O diretor ressalta que um grande número de solicitações estão sendo feitas por moradores da Zona Leste de Porto Velho, que será o próximo local a ser atendido pelas equipes.

Nós recebemos pedidos de outros municípios, mas o programa se refere a Porto Velho. O ‘Whats Árvore’, é um canal específico para atender a arborização urbana em calçadas e residências, não atendemos pedidos de doação. As vezes as pessoas pedem 20 árvores para plantar em chácaras, e não atendemos isso”, fala.

Dentre as mudas que são disponibilizadas no programa para o plantio em residências e calçadas de Porto Velho, estão preferencialmente árvores de pequeno porte, como, lanterneiras, patas de vaca, cojobas e os tradicionais ipês, amarelos e roxos. Segundo o diretor, as mudas são disponibilizadas de acordo com a capacidade estrutural da residência.

A pessoa pede uma árvore, mas as vezes chega lá, e a residência não tem capacidade de receber a árvore, não tem calçada, não tem espaço dentro da propriedade. As vezes o morador pede cinco árvores, mas a residência só tem a possibilidade de plantar uma, devido as condições do terreno e toda a estrutura. A equipe vai lá e verifica tudo”, ressalta Paulo.

De acordo com o cronograma do projeto, após as visitas na área central e Zona Norte, as equipes agora ficam centradas na Zona Sul de Porto Velho e posteriormente na Zona Leste. O diretor destaca que na próxima quinzena, as equipes serão intensificadas para atender a demanda de novas solicitações.

Como Solicitar

Quem desejar solicitar o “Whats Árvore”, deve mandar uma mensagem para o número (69) 9 9252-2191, pedindo uma visita técnica para o plantio das mudas. Na mensagem devem conter as informações do endereço completo e o nome do responsável por receber a equipe. A entrega e plantio é realizado de modo gratuito.

G1 > Editado por Divulga RO